sexta-feira, 10 de junho de 2011

Desigualdade Social




Atualmente vivemos em uma sociedade extremamente desigual,não apenas culturalmente mas em condições de vida,e essa desigualdade no presente é consequência de problemas no passado da nossa sociedade. Em nosso país, desde os primórdios da colonização foram fundadas cidades que ao longo dos tempos conseguiram desenvolver-se ou não,as cidades,os estados eram desenvolvidos porque ficavam próximos do litoral o que facilitava a colonização,enquanto cidades mais afastadas eram menos desenvolvidas.
No caso de nosso país,após a "democratização",muitas cidades cresceram,outras foram fundadas,criaram-se as grandes comunidades,metrópoles,e áreas mais afastadas tornaram-se pobres,em resultado da má distribuição de renda por parte principalmente de governo federal,que deixou nossas riquezas contidas nas mãos de coronéis. Por causa de tão grande desigualdade,pessoas de regiões mais afastadas migraram para as grandes cidades tentando uma vida melhor,como descreve o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto em sua principal obra,Morte e Vida Severina,agora,depois de tantos verbos, metalinguisticamente declaro a realidade de nosso país.

2 comentários:

  1. Dessas duas palavras saíram guerras, revoluções e todo tipo de estudo que você imaginar. Do pouco que me atrevo a adentrar o assunto posso te dizer o seguinte: a desigualdade social do ponto de vista jurídico é a condição de segregação do indivíduo em uma casta, tendo como uma referência sua condição econômica. Muito importante fazer a distinção entre desigualdade social e diferença social, a primeira é fruto de uma ordem perversa e injusta, enquanto a segunda tem uma conotação diferente, ela é uma expressão aparentemente de mera referência. Um exemplo: a diferença social quando fica muito acentuada e injusta torna-se uma desigualdade social.abs

    ResponderExcluir
  2. Verdade,conheço tal ponto de vista e o mesmo é concordável.O que trato nesse artigo e a desigualdade social econômica e suas vertentes que como você mesmo disse podem causar diferenças sociais em certos casos não necessariamente extremos.Obrigado pela observação e pelo comentário.

    ResponderExcluir