sexta-feira, 10 de junho de 2011

Evolução da ciência e da técnica

Nossa sociedade esteve durante muito tempo detida cientificamente, o paradigma aristotélico impôs formas que foram aceitas e defendidas durante muito tempo pela igreja católica, que considerava herege aquele que fosse contra as verdades na época conhecidas.


Até então métodos científicos eram separados da técnica, saber induzir uma reação era diferente de saber o porquê que tal reação acontece, e ainda, quem sabia fazer algo, muitas vezes não se preocupava em saber o porquê que aquilo acontecia.
Galileu Galilei, com seu simples ato de apontar um telescópio para o céu acabou revolucionando a ciência, por unir observação à técnica, e daí ao ver que satélites rotando e translando um planeta, imaginou que a terra não era o centro do universo, que nem tudo o que tinha no céu girava em torno da terra. Por tal motivo foi obrigado pela igreja a desmentir sua descoberta, mas a revolução já tinha sido feita.
Desde a época de Galileu até hoje, a ciência e a técnica, a observação e o saber fazer,tornaram-se intimas,tendo papel essencial para a vivência uma da outra.

2 comentários:

  1. Evolução não é ciência é apenas uma teoria de alguns cientistas, pois ciência é aquilo que é provado, criacionismo também não é ciência, pois não pode ser provado, mas existem grandes cientistas que tbm crêem nessa teoria, devemos respeitar todas as duas teorias é preciso de fé, ou seja, os dois não podem ser comprovados. Mas a evolução na fé no que alguns cientistas acham. Chega com essa de tentarem afirmar que evolucionismo é ciência pode até ser verdade, mas jamais foi comprovado, portanto não é ciência. Não creio ser verdade, mas respeito o direito das pessoas terem suas opiniões. Creio em Deus. Mas jamais crer em Deus é ciência, pois Deus não é artigo de laboratório

    ResponderExcluir
  2. Não disse que evolução é uma ciência,o quero transpor aqui é a junção de ambas,fator que foi necessário para quebrar o paradigma aristotélico,e daí a ciência pode evoluir.

    ResponderExcluir