terça-feira, 26 de julho de 2011

A Ciência para a Filosofia


    A filosofia não é considerada uma ciência, entretanto exerce papel fundamental para seu desenvolvimento. As diferenças entre ciência e filosofia estão sobretudo no fato de que a filosofia não é experimental como a ciência, a filosofia é um abstratismo, pensamentos.
   
     A filosofia é regida pela razão, e por isso tem a propriedade crítica,e essa mesma propriedade faz,obriga a ciência a ser racional, impondo, por exemplo, que um método científico refeito em condições iguais tenha resultados iguais em relação ao primeiro, um peso não pode ter duas medidas.
   
     Nesse exemplo tem-se empregado o campo o da filosofia, afinal, que razão teria de um método quando repetido em mesmas condições não advenha-se o mesmo resultado, e assim com tais críticas a ciência evolui.
   
     A ciência tem como princípio a descoberta através da fórmula, do método,e a filosofia não testa esses e sim pensa,reflete e questiona tais motivos, por que do método obter tais resultados, obrigando a refutação científica, fazendo com que a ciência prove o que diz está certo.
    
     A partir de idéias de muitos filósofos, a ciência evoluiu, como quando disse Tales de Mileto que o principio de todas as coisas era a água, ou quando Aristóteles acreditou no mundo sublunar formado por quatro elementos. Desse modo, a partir de pensamentos de filósofos pode ser desenvolvida a ciência.
    
     Logo, de tal maneira que constata-se a influência da filosofia na ciência,a ciência que evolui através do ponto de vista filosófico e que até o findar da humanidade continuará existindo e evoluindo,mas qual a razão do mundo acabar,do findar da humanidade? Se morrermos provavelmente não conseguiremos provas de que a vida ainda existe no mundo,então como dizer que a vida terá um fim?



11 comentários:

  1. O mundo é mesmo essa contradição,vai saber o que é certo...

    ResponderExcluir
  2. Isso trás a impossibilidade humana de conhecer a verdade absoluta para ceticistas.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem e pelo blog,maneiro velho.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Super Links:
    http://www.superlinks.blog.br

    Divulgue seus links gratuitamente sem necessidade de cadastro, sem fila de espera, tenha seus links divulgados em nosso site, Facebook e Twitter, aumente muito mais as visitas diárias de seu blog e ainda pode ganhar prêmios em dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado,já estou na família super links

    ResponderExcluir
  6. Trata-se de um tema muito complexo. A vida humana está eivada de subjectivismo. E se houver vida para além da morte, como muitos crêem, idêntico subjectivismo persistirá.Veja, sff, um artigo recente que escrevi no m/ blogue sobre o tema. Um artigo que será continuado brevemente.
    Saudações

    ResponderExcluir
  7. Realmente,mas não podemos parar no relativismo infinito.É bastante subjetivo sim mas há aqui um espaço para tais discussões que fazem apenas acrescentar idéias.Parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Já conheço o agregador tonelada, e participo, espero que tenham gostado do blog.

    ResponderExcluir