terça-feira, 12 de julho de 2011

Coesão e coerência-articulação


  Ao lado da coerência, a coesão corresponde ao emprego de determinados elementos da língua que garantem a textualidade, ou seja, é responsabilidade pela boa formação de um texto, tornando-o compreensível.   Se pensarmos na língua como um todo formado de peças, a coesão será o elemento responsável pelo encaixe dessas peças.
  Embora a coerência não faça parte diretamente do tema (redação), é bom lembrar que a mesma diz respeito a diversos fatores que, embora presentes em um texto, também estão fora dele: a coerência refere-se tanto ao modo como empregamos a língua,quando falamos ou escrevemos,quanto à necessidade de considerar as pessoas a quem nos dirigimos, lembrando-nos que devemos nos adequar o nosso modo de falar, escrever, as pessoas que estamos nos comunicando.


Coesão: É a articulação dos pensamentos, conectando o que necessitar para dar compreensão. A falta desses conectivos torna o texto inarticulado, dificultando o entendimento do mesmo.
Coerência: Diz respeito à empregação desses conectivos, onde a má empregação ou sobre-empregação desses conectivos acaba distorcendo o sentido do verdadeiro.

                                            A coesão e a Coerência


Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz.
Tudo por que
Ele me deu um beijo de boa noite...
                                 (Autor anônimo)

2 comentários: