sexta-feira, 15 de julho de 2011

Extra!Extra! Fome em pleno o século XXI





  Em pleno século XXI, 456 anos depois da deglutição do bispo Sardinha, homo sapiens debatem-se para compreender, entender, aprender, de que o mundo, em que ousamos chamar de terra, ainda tem fome. De quantos artifícios linguísticos havemos de usar para ao longo das eras, para chegarmos a uma conclusão, do quesito que encabula o córtex humano, ”em pleno século XXI, de que o mundo ainda tem fome?” Ao longo do pequeno tempo em que vivi, poderia citar de inúmeros exemplos refletidos em nossa sociedade, problemas sociais, como falta de segurança, baixos índices de desenvolvimento humano e muitas outros.
  Ao deparar-me com coisas magníficas como a ciência, fica difícil pensar que nós humanos conseguimos formular a matemática, periodizar os elementos, porém exaustarmo-nos em filosofar e escrever sobre o quê o mundo tem fome. Talvez os cientistas tenham a resposta, dizem que os seres humanos vivem com apenas dez por cento de sua capacidade intelectual, não sou cientista, mas diante de tantos problemas, venho a deduzir que o mundo tem fome de mudança.
  Pensar nos problemas do mundo são vãos quando não tornamos nossas idéias em soluções,do que vai adiantar tudo que falamos e escrevemos se não empregarmos ações a elas?

COMIDA

Bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de que?
você tem fome de que?
a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte.
a gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte.
a gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
a gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer.
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de que?
você tem fome de que?
a gente não quer só comer,
a gente quer comer e quer fazer amor.
a gente não quer só comer,
a gente quer prazer pra aliviar a dor.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer dinheiro e felicidade.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer inteiro e não pela metade.
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de que?
você tem fome de que?

Composição: Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito

10 comentários:

  1. Tenho fome da maioria das coisas dessa música.comida é pasto,rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Comida é mesmo pasto,não só de pão vive o homem...

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, parabéns por mostrar a verdade famélica do nosso planeta, enquanto, poderosos mortais acumulam efêmeras riquezas as quais a traça e a ferrugem do tempo destroem. Abraços do campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico bastante grato com sua visita e comentário em meu blog. Considero muito injusta a realidade da sociedade em geral, aqui no Brasil (um dos países mais desiguais do mundo) e no resto do mundo. A muita gente sofrendo por isso em nosso mundo, enquanto há uma grande concentração de riquezas nas mãos de poucos. Nossa sociedade parece não ter mobilidade social uma vez que não dá condições favoráveis ao desenvolvimento humano. Abraços Campos.

      Excluir
  4. Obrigado por partilha uma matéria tão impactante em nossos dias, pois não há quem não fique chocado vendo estas cenas que nos chocam profundamente uma vez que dizes assim em título de postagem: "Extra!Extra! Fome em pleno o século XXI"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Charles, pelo comentário e visita. Realmente é indignante como em uma sociedade haja tão pouco amor por tantas vidas. Vivemos a pouco tempo um "Novo Biafra" no chifre da África, e até que a ajuda chegasse, e ainda insuficientemente , muitas pessoas morreram de fome, esse fato aconteceu a poucos meses, em 2011. Entretanto a mídia geralmente está mais preocupada em transmitir coisas que lhe deem audiência e batam suas metas de lucro para aquele determinado período. A União Europeia, pouco se moveu para ajudar no caso, o Brasil então... e a maior potência econômica do mundo... . Enfim, a verdade é que enquanto as comunidades mais ricas estão mais interessadas em esquentar seu mercado interno, aumentar o número de exportações, e enriquecer cada vez mais, as comunidades pobres, lutam por um pedaço de pão, morrem por uma gota de água, são isoladas pelo sofrimento. Custa a acreditar que em nossos dias, pessoas possam ser excluídas de sua própria natureza humana.

      Excluir
  5. Isso é triste demais.
    É nosso dever sempre alertar e trazer noticias como esta para serem compartilhadas.
    Eu creio que é uma situação que, por mais que hajam voluntarios empenhados em ajudar, não tem solução de erradicação completa.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é uma situação em que no mundo capitalista em que vivemos, por mais que fizermos ainda haverá pobreza e concentração de riquezas, entretanto cabe a nós tentar de alguma forma tentar amenizar o sofrimento de destes que mais sofrem, que cada comentário que aqui estamos digitando possa servir de alerta a todos.

      Beijo e obrigado pela contribuição no blog Sissym!

      Excluir
  6. Parabéns,adorei o blog.Nós passa uma reflexão e tanto,inclusive me ajudou muito na redação.Beijos.

    ResponderExcluir