segunda-feira, 25 de julho de 2011

Guerra da Lagosta


   A guerra da lagosta inicia-se em 1961 envolvendo Brasil e França. Teve fim em 1963 com desfecho a favor do Brasil.
   A causa do conflito foi o fato de que a França estava “pescando lagosta no território brasileiro” sem permissão do governo do Brasil. O então presidente João Goulart (1961-1964), reuniu o ministério da segurança nacional, então foi para Recife capital de Pernambuco sob o comando do quarto exército brasileiro sediado em Recife sendo comandado pelo general Humberto de Alencar Castelo Branco, onde a França estava pescando lagosta ilegalmente.
Para afastar a culpa de que estava fazendo algo ilícito, a França veio com a dúvida, afinal lagosta nada ou anda no fundo do mar?Se nada, pode ser considerado peixe, logo estaria em águas internacionais, se anda pertence ao território brasileiro.
   O almirante brasileiro Paulo Moreira da Silva, matou a charada em favor do Brasil, aceitando a tese disse: se a lagosta quando dá seus impulsos no chão está nadando, então o canguru quando pula pode ser considerado ave.
    A partir desse desfecho a favor do Brasil o presidente da França Charles de Gaulle (embora muitos acreditem que foi o embaixador brasileiro na França Carlos Alves de Souza Filho) disse a seguinte frase: "le Brésil, ce n’est pas un pays serieux",traduzida da seguinte forma:”O Brasil não é um país sério”!Frase sugestiva para os dias de hoje.

5 comentários:

  1. Brasília prova que o Brasil não é um país sério.

    ResponderExcluir
  2. Não ser sério está na raiz do Brasil,vem desde a monarquia até os dias de hoje em Brasília como disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Adorei saber disto, Ricardo, nunca tinha ouvido falar sobre este episódio.

    À parte Brasilia e todo o comando geral que definitivamente não são sérios, alguém que está roubando lagosta no quintal alheio dizer que o Brasil não é um país sério, no mínimo não se enxerga.Neste episódio, "la France, ce n’est pas un pays sérieux".

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meu caro Van, um país que não conseguiu afanar mais uma das nossas riquezas perde a disputa e ainda diz que nós não somos sérios!
      Talvez hoje o nosso país não seja realmente sério, então acho a frase mais cabível as dias de hoje do como uma safa francesa!

      Abraço!

      Excluir