domingo, 8 de maio de 2011

Efeito estufa e aquecimento global: o que está sendo feito para mudar esse problema?


Ao passar dos tempos cada vez mais ficam perceptíveis as mudanças climáticas em todo o mundo. Existem muitos planos para amenizar o problema, mas infelizmente estes param nos vetores dos interesses econômicos dos países.
Muitas idéias são frequentemente debatidas para tentar solucionar o problema, porém países em desenvolvimento e desenvolvidos deixam de cumpri-los por interesses políticos e econômicos, fazendo do planeta apenas um palco de disputas de riqueza.
As nações unidas têm papel fundamental nesse problema, costuma-se a cada dois anos reunir representantes de diversos países para discutir os problemas referentes ao meio ambiente, dando grande ênfase à questão “aquecimento global”. Muitas dessas reuniões ganharam fama e conhecimento por seus planos que pretendiam diminuir, frear o aquecimento global. No Brasil, por exemplo, houve a reunião do ECO 92 ou RIO 92, que deu início a carta da terra, porém durante o encontro realizado No Rio de Janeiro de 3 a 14 de junho de 1992, a cidade foi declarada pelo eventual presidente como a capital da república naquele período de tempo o qual ocorreria à reunião, logo mostra o verdadeiro interesse do encontro
Nessa reunião foi fechada a “carta da terra”, e nela dizia, por exemplo, que países mais ricos deveriam tomar posições maiores para combater o problema. Porém os países mais ricos que concordaram e assinaram o tratado não cumpriram o que haviam assinado por interesses econômicos. ONGs reuniram-se no Rio no mesmo período da convenção, e talvez por elas o encontro não fosse completamente inútil.
A cada dia pior é a situação do nosso planeta, os planos não saem do papel, e reuniões não darão fim ao problema sem que induzam ações.
Em 1988 ocorreu uma reunião em Toronto que propôs que todos os países deveriam tomar atitudes em relação à causa do aquecimento global. O protocolo de Kyoto como ficou conhecido é tratado até hoje, grande parte dos países tomaram posição a respeito, e nele ficou firmado que países mais ricos e desenvolvidos tinham obrigações maiores sobre o tema. O ECO 92 foi uma das reuniões realizadas para discutir o tema. Infelizmente estas reuniões serviram apenas para traçar metas ainda pouco ambiciosas de combater o aquecimento global, essas metas tinham como objetivo diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, mais isso dentro de um prazo muito prolongado, enquanto isso, continuamos sofrendo cada vez mais as consequências do problema,e quanto mais demorar mais drásticas serão as conseqüências do problema que pode não ter mais resolução daqui a algum tempo.

José Ricardo

3 comentários: