segunda-feira, 13 de junho de 2011

Descobertas feitas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau

  Durante a segunda guerra mundial, muitos experimentos “científicos” foram, feitos visando o desenvolvimento das práticas de guerra dos alemães que tentavam vingar as derrotas sofridas na primeira guerra mundial. Os alemães tinham a noção que eram uma raça superior às outras e por isso oprimiam judeus, ciganos e outros tipos de raça, visando à exterminação das raças inferiores.
Esses experimentos que ficaram conhecidos como experimentos humanos nazistas, utilizavam pessoas de outras etnias para seus experimentos médicos a fim de saber a cura de doenças, e saber o limite humano, para que com esse conhecimentos pudessem fazer com que a Alemanha dominasse o mundo.

De fato muitas descobertas foram feitas a partir de tais experimentos, entretanto o modo como foram feitos eram cruéis e não controlados inteiramente, por isso repeti-los mesmo que tenham eficácia seria um risco muito para vida, que não preocupava os alemães na época da guerra.

Tais descobertas eram comandadas pelo Dr.Eduard Wirths nos campos de concentração de Auschwitz, por tal motivo é que se dá o título de descobertas feitas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Os experimentos sobre gêmeos, congelamento humano, febre tifóide, entre tantos outros tiveram como fim principal poder ajudar a Alemanha na guerra. O congelamento humano, por exemplo, tinha como objetivo saber o limite humano, o quanto um ser humano suporta o frio nu em uma floresta. E daí tirar que as forças armadas alemães estavam muito despreparadas contra o frio.


Os principais experimentos foram:


Ø Experimentos com venenos

Ø Experimentos sobre malária

Ø Experimentos de altas altitudes

Ø Experimentos sobre gêmeos

Ø Experimentos sobre a água do mar

Ø Experimentos com tifóide

Ø Experimentos sobre o congelamento humano

Ø Experimento de castração ou mudança de sexo





Argumento a favor da utilização dos métodos



Muitos dos experimentos realizados podem ser utilizados de forma pacífica hoje, o fato de no passado terem sido usados de forma desumana não significa de forma alguma que não possam ser bem utilizados hoje, vida podem ser salvas utilizando tais métodos. Não podemos nos prender ao ódio ou a emoção quando falamos em ciência, para salvar uma vida temos que fazer aquilo que é necessário e não aquilo que nos prende emotivamente. A emoção em tais casos não pode se sobressair à razão. Se for comprovada cientificamente a eficácia dos métodos utilizados nos campos de concentração, por que não usá-los ao nosso favor, ao favor da vida, quando estamos passando por uma cirurgia no hospital não pensamos em como aquele método foi inventado e sim em salvar aquela vida. Muitos dos métodos utilizados pelos alemães nos campos de batalha podem fazer diferente quando utilizados de forma correta, somos mais desenvolvidos intelectualmente hoje do que na segunda guerra mundial, se utilizarmos bem tais descobertas para fins pacíficos, a legalização e utilização de tais métodos têm de ser promulgada o quanto antes.



Argumento contra a utilização dos métodos


A utilização de tais métodos é um insulto a humanidade, coisas que foram feitas para matar não podem ser utilizadas hoje, a legalização de tais métodos hoje seria uma indução ao nazismo na nossa sociedade. A repetição da crueldade do holocausto seria provocar uma maior desvalorização do ser humano nos tempos atuais, a nossa capacidade intelectual não é tão desenvolvida. Perdemos a noção de prever as nossas ações,assim como o que fazemos com a natureza hoje,muitas coisas feitas no passado pareciam ter apenas finas pacíficos, mas nós tínhamos perdido a noção do que poderia acontecer a partir dali e as conseqüências foram desastrosas como o aquecimento global,quando não sabemos as devidas conseqüências de um ato não podemos utilizá-los,pensando apenas no lado positivo. Não sabemos ao certo a eficácia de tais experimentos e métodos, como vamos saber se eles são válidos, repetindo os experimentos?

4 comentários:

  1. Eine auf unsere Vergangenheit Fleck.

    ResponderExcluir
  2. Mas não apenas da Alemanha,mas também do Brasil que tinha o segundo maior estado nazista do mundo.Uma mancha na história mundial.

    ResponderExcluir